Para que o cadastro de seus produtos tenham boa qualidade e que diminua a chance de reprovação pelo marketplace, seguem alguns requisitos da Amazon logo abaixo:
TÍTULOS
QUANTIDADE MÁXIMA DE CARACTERES: 200 caracteres (para maioria das categorias, incluindo espaços)
QUANTIDADE RECOMENDADA DE CARACTERES: 80 – 100 caracteres
TÍTULO RECOMENDADO: Produto + Marca + Modelo + Informações
EXEMPLO: É importante o produto ser identificado do início do título, indicar marca/modelo, principal característica e finalizar com o fabricante: Jogo de Panelas de Silargan Energy 4 Peças – Silit
RESTRIÇÕES: Caracteres especiais (exceto se fizerem parte da marca registrada) | Caixa alta no título inteiro (somente a primeira letra maiúscula) | Palavras repetidas (exceto preposições, artigos e conjunções)
ARTIGO SOBRE TÍTULO NA AMAZON: Clique aqui para saber mais
FOTOS
QUALIDADE: De 500 a 10.000 pixels no lado mais longo | Fundo branco | Nítidas, sem pixelização ou bordas serrilhadas
FORMATOS: PEG (.jpg ou .jpeg), TIFF (.tif), PNG (.png) ou GIF não animado (.gif)
QUANTIDADE: Mínimo 1 foto
RECOMENDADO: Imagens com mais de 1.000 pixels, no formato JPEG e com, pelo menos, 6 (seis) imagens
REQUISITOS:
- Representar com precisão o produto que está sendo vendido.
- Corresponder ao título do produto.
- Não conter nudez nem imagens com conotação sexual. Isso se aplica tanto a modelos quanto a ilustrações.
- Exibir roupas infantis posicionadas em superfície plana, sem o uso de modelo.
- Não incluir imagens de avaliações de clientes, representações visuais de cinco estrelas, alegações (por exemplo, frete grátis) ou informações específicas de parceiros de vendas.
- Não incluir textos nem detalhes de preços (aplicável apenas para amostras de cor).
- Não utilizar logotipos ou marcas registradas da Amazon, nem variações, modificações ou elementos semelhantes que possam gerar confusão com as marcas e logotipos da Amazon. Isso inclui, entre outros, qualquer palavra ou logotipo com os termos “Amazon”, “Prime”, “Alexa” ou o design do Amazon Smile.
- Não utilizar selos da Amazon, nem variações, modificações ou elementos semelhantes a esses selos. Isso inclui, entre outros: “Escolha da Amazon”, “Escolha Premium”, “Amazon Alexa”, “Funciona com Amazon Alexa”, ou “Mais vendido”.
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
ARTIGO SOBRE IMAGENS NA AMAZON: Clique aqui para saber mais
DESCRIÇÃO
QUANTIDADE DE CARACTERES: máximo 2.000 caracteres
RECOMENDAÇÕES:
- Ofereça uma visão geral concisa, sincera e amigável da utilização e do enquadramento na categoria.
- Descreva os recursos e os benefícios do produto e se concentre nas propriedades exclusivas dele.
- Não mencione concorrentes.
- Destaque as melhores aplicações do produto.
- Se o produto tiver limitações, informe e faça venda integrada.
EXEMPLO: Os fones de ouvido com isolamento acústico Koss KEB79 combinam excelente reprodução do som com isolamento máximo para oferecer a melhor experiência de audição. Esses fones altamente portáteis usam três tamanhos de almofadas para garantir um caimento confortável, que veda o ouvido para intensificar o tom grave. O elemento estereofônico dinâmico tem resposta de frequência de 10 a 20.000 Hz. Outros recursos incluem um botão de mute para que você permaneça conectado com o ambiente e um fio de entrada dupla que passa por trás do pescoço durante o uso.
RESTRIÇÕES: Caixa Alta | Links para sites externos | Descrição de promoções | Contato do Seller | Redes sociais | Imagens
ARTIGO SOBRE OS DETALHES DO PRODUTO NA AMAZON: Clique aqui para saber mais
FRETE
A configuração é feita internamente no portal do marketplace e no portal do ANYMARKET serão registrados os modelos cadastrados na Amazon
EAN/GTIN
OBRIGATÓRIO para todos os produtos, exceto se tiver isenção de EAN por parte da Amazon
SKU
QUANTIDADE DE CARACTERES: Máximo 20 caracteres
RESTRIÇÕES: Caracteres especiais
PARTICULARIDADES
- É necessário inserir algumas informações no cadastro do produto dentro do ANYMARKET, que são os atributos/características obrigatórias para determinado ramo/categoria de produtos para AMAZON. Exemplos:
- Eletrônicos: Podem exigir informações como voltagem, especificações técnicas, tipo de tela, etc.
- Moda: É importante informar tamanho, cor, material, estilo, etc.
- Beleza: Detalhes sobre ingredientes, tipo de pele recomendado, fragrância, etc.
- Livros: ISBN, edição, idioma, etc.
- Joias: Tipo de material, pedras preciosas, metais, etc.
- Produtos para bebês: Informações sobre segurança, idade recomendada, materiais, etc.
- Não são todos os produtos que podem ser vendidos na AMAZON, as categorias estão sendo liberadas por etapas.
- O código de barras no cadastro do produto é obrigatório para a participação na AMAZON, exceto se o produto possuir isenção (o que permite que o mesmo seja enviado sem EAN, desde que tenha a autorização prévia do marketplace.).
- Algumas marcas devem possuir autorização prévia do marketplace para serem comercializadas, essa questão deve ser alinhada com o gerente de contas. Deve-se entrar em contato com a AMAZON e solicitar uma permissão e aguardar um respaldo por parte do suporte. Por exemplo: JBL, HP, GoPro, etc.
- Os produtos podem ser cadastrados na AMAZON através do match automático do código de barras (EAN/GTIN), dessa forma não é segura criar um código de barras aleatório para o produto, pois ele pode ser anunciado junto a um produto que não corresponde ao seu produto real.
- A AMAZON exige a informação de “Modelo” no cadastro do produto, com no máximo 40 caracteres. Será necessário inserir o modelo dentro do cadastro do produto no ANYMARKET, de forma individual ou via planilha, caso não tenha essa informação no cadastro original.
- A AMAZON não permite a criação de anúncios de produtos com variação de voltagem via API, sendo assim é necessário criar um produto diretamente no painel do marketplace e depois vincular com o ANYMARKET ou cadastrar os produtos sem variação.
Caso ainda fique em dúvidas sobre os requisitos, Clique Aqui para acessar os artigos da Amazon.