Integração Magento 2

Iniciando a configuração da Magento

 

A – Configuração;
B – Configuração de Integrações;

 

Procure o banner da Magento e clique em C – Ativar.

 

 

Ao clicar em Configurar, abrirá um pop-up para que seja feita a configuração do módulo da Magento no ANYMARKET.

 

AUTENTICAÇÃO:

Na aba autenticação, você irá ativar a integração e após inserir os dados de acesso, para que haja comunicação entre as plataformas:

 

 

Versão Magento: Escolha a versão Magento 2.

 

Nome da Conta: Escolha um nome para sua conta.

 

URL: Insira a url de seu site.

Exemplo: https://minhaloja.com.br

 

URL Imagens: abra um produto em seu Magento e clique em abrir imagem, copie a url da imagem até a palavra catalog

Exemplo: https://minhaloja.com.br/media/catalog/product

 

Access TOKEN: insira o token que foi criado conforme informado no tópico de instalação do módulo

 

Store code: selecionar a loja do Magento que ficará integrada com o ANYMARKET, pois o Magento tem a função multiloja. Os dados serão importados dessa visão de loja, assim como os pedidos serão criados nessa visão também.

 

ANÚNCIOS:

Na aba A anúncios, será configurado o fluxo de trabalho e se deseja atualizar as informações cadastrais.

 

 

B – Fluxo Integração de Produtos: Será definido o fluxo Magento – ANYMARKET, para que os produtos sejam integrados de sua plataforma Magento.

 

C – Atualizar apenas preço, estoque e status:  Caso essa opção seja marcada, apenas preço e estoque dos produtos serão atualizados no ANYMARKET após o envio de produtos do Magento, ou seja, poderá realizar alterações no cadastro diretamente no ANYMARKET sem o Magento sobrescrever a informação.

 

Mas caso a flag esteja desmarcada, toda alteração que realizar no Magento irá sobrescrever no ANYMARKET.

 

Observação: As demais opções pertencem ao fluxo Magento como Marketplace e não serão utilizadas para essa configuração.

 

ATRIBUTOS:

Na aba atributos será necessário realizar a associação dos campos Magento com os campos ANYMARKET.
 
A configuração é flexível onde poderá escolher campos que já possui no Magento ou caso não tenha, será necessário cadastrar novos atributos em seu Magento. Alguns atributos são específicos da integração e precisarão ser criados como veremos abaixo.
 
 
Dica: Sugerido criar uma pasta chamada ANYMARKET nos grupos de características do Magento, assim saberá facilmente os dados que necessitará preencher.
 
Acesse a tela:
 
A – Lojas
B – Conjuntos de Atributo
 
 
Após abrir o grupo de atributos crie uma pasta com o nome ANYMARKET.
 
 
Após criar uma pasta ANYMARKET dentro de seus grupos de atributos, será necessário realizar a associação dos atributos na tela de configurações do ANYMARKET.
 
Conjunto de atributos: Sugere-se para esse campo a opção DEFAULT, o preenchimento do campo é obrigatório, mas impacta somente o fluxo do ANYMARKET como centralizador, sendo  assim, independente do grupo escolhido, os atributos do produto a serem importados não serão impactados.
 
 
Tipo de peso: Deverá selecionar o tipo de peso que trabalha em seu Magento atualmente, o ANYMARKET trabalha em quilogramas mas se trabalhar com gramas o ANYMARKET já irá realizar a conversão.
 
 
Unidade de Medida: Selecione qual a unidade de medida que trabalha atualmente em seu Magento.
 
 
Integrar Anymarket: Campo para informar em seu Magento se deseja ou não integrar o produto com o ANYMARKET. Esse campo geralmente precisa ser cadastrado em sua plataforma Magento por ser específico da integração.
 
 
Segue como cadastrar um atributo em seu Magento, seguirá este mesmo processo para os demais atributos. (com algumas particularidades que serão informadas em cada atributo abaixo)
 
 
Irá preencher as propriedade do atributo.
 
código do atributo: irá inserir o código de seu atributos, em minusculo e não pode conter espaços.
Exemplo: integrar_anymarket
 
Formato do campo p/ Lojista: Para este atributo definir o campo sim/não.
 
Valor padrão: Caso queira definir um valor padrão para novos produtos.
Exemplo: Se informar sim, todo novo produto que cadastrar virá com a opção já marcada para integrar com o ANYMARKET (mas para não apresentar erros todos os campos que o ANYMARKET solicita deverão estar preenchidos.)
 

Valor Único: Irá utilizar apenas se a informação for unica, sem opção de escolha a qual não é o caso para este atributo.

 
Campo obrigatório: Poderá definir este atributo como obrigatório, ou seja, se definir um campo como obrigatório não será possível salvar os produtos caso não preencha a informação de integrar ANYMARKET.
 
Dica: Verifique no bloco propriedades frontend se tem alguma informação que deseja que reflita em seu site, pois este bloco não será relevante ao ANYMARKET.
 
 
Após preencher as informações acima, irá dar um nome para seu atributo, este nome que irá visualizar em seus produtos no momento de preenche-los.
 
Caso preencha em Admin irá aparecer este atributo para as demais lojas, ou poderá inserir na visão de sua loja especificamente.
 
Marca: selecione o campo que já informa sua marca no Magento atualmente.
 
Caso ainda não tenha uma campo que insira esta informação, necessário que cadastre um novo atributo em seu Magento (Em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto ou dropdown“)
 
 
Modelo: deverá informar um campo referente a modelo do produto.
 
Caso não tenha este campo, necessário que cadastre o atributo no Magento (Em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto ou dropdown“)
 
 
Tempo de garantia: Necessário que informe o tempo de garantia em meses, deve informar apenas numeral neste atributo em seu Magento (Em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto ou dropdown“)
Exemplo: 3 (somente números)
 
 
Texto garantia: Irá inseria a garantia descritiva em seu Magento (Em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto ou dropdown“)
Exemplo: 3 meses contra defeito de fabricação
 
 
Código de barras (EAN): Irá escolher o campo de seu Magento que possui a informação de código de barras (caso não tenha este atributo, ao cadastra-lo, em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto“)
 
 
Largura, comprimento e altura: Selecione respectivamente os campos que possui estas informações no Magento.
 
 
Gênero: Necessário que tenha um atributo para informar o gênero de seus produtos.
 
 
Por se tratar de uma lista de opção, no momento que cadastrar um atributo em seu Magento irá escolher a opção “dropdown
E no menu irá cadastrar as opções:
 
MALE
FEMALE
UNISSEX
BOY
GIRL
 
 
Origem: Necessário que informe neste atributo no Magento a origem de seu produto (formato do campo deverá ser dropdown assim como atributo anterior)
 
 
NACIONAL
ESTRANGEIRA_IMPORTACAO_DIRETA
ESTRANGEIRA_ADQUIRIDA_NO_MERCADO_INTERNO
NACIONAL_IMPORTACAO_MAIS_40_PORCENTO
NACIONAL_CONFORMIDADE_AJUSTES
NACIONAL_IMPORTACAO_MENOS_40_PORCENTO
ESTRANGEIRA_SEM_SIMILAR_NACIONAL
ESTRANGEIRA_ADQUIRIDA_NO_MERCADO_INTERNO_SEM_SIMILAR

 

NBM: Insira um campo que possua a informação de nbm. (caso não tenha este atributo, ao cadastra-lo, em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto“)

 

 

Cálculo de preço: Irá definir qual o campo que informará o tipo de cálculo de preço deseja, MANUAL PELO ANÚNCIO (SKU_MARKETPLACE), AUTOMÁTICO (COST) ou MANUAL POR SKU (SKU) e o formato do campo deverá ser dropdown.
 
 
COST
SKU_MARKETPLACE
SKU

 

Markup: Através do campo markup poderá acrescentar uma porcentagem sobre o preço que já consta em seu Magento (caso não tenha este atributo, ao cadastra-lo, em formato do campo irá escolher o tipo “campo texto“)
Exemplo: Preço no Magento R$ 100, se inserir o markup de 1,20 será encaminhado ao ANYMARKET R$ 120
 
Dica: Caso não queira acrescentar markup, insira a informação de 1, pois o preço multiplicado por 1 será ele mesmo.
 
 
Preço: Você pode selecionar um campo como padrão para importação dos preços de seus produtos, podendo ele ser o nativo do Magento ou outro criado para a integração, desde que siga o padrão de atributo preço.
 
 
O campo price do Magento, é equivalente a seu preço DE (preço cheio).
 
Já o campo special price é o campo de preço promocional de seu Magento.
 
 
Exportar apenas os produtos simples: Caso escolha a opção não no atributo, se possuir um produto com variação no Magento, ele será integrado exatamente igual ao que esta no Magento, com variação.
 
Mas caso escolha a opção sim, os produtos simples que tiver dentro de um produto com variação no Magento, será integrado separadamente no ANYMARKET, cada variação será um produto. (formato do campo irá escolher o tipo “sim/não“)
 
 
Título: Escolha qual campo de seu Magento deseja integrar ao ANYMARKET para alimentar o campo título.
 
 
Descrição: Escolha qual campo de seu Magento deseja alimentar o ANYMARKET para integrar a descrição.
 
 
Crossdocking: Caso possua a informação de crossdocking (prazo adicional de envio) é possível integrar ao ANYMARKET esse campo.
 
 
Após realizar as configurações descritas acima, vou apresentar como organizar estes atributos criados em seu Magento.
 
Acesse a tela:
 
A – Lojas
B – Conjuntos de Atributo
 
 
Abra os grupos de atributos, e procure pela pasta ANYMARKET (a qual sugerimos criar no inicio deste tópico atributos).
 
Após encontrar a pasta, irá arrastar os atributos que criou, conforme o esquema abaixo:
 
 
Após realizar esta ação, edite um de seus produtos no Magento e visualizará os atributos que necessitará preencher. (campos de altura, largura e profundidade permanecerão nos campos padrões do Magento)
 

CARACTERÍSTICAS:

D – Na aba características poderá definir se deseja acrescentar os demais atributos do Magento para integrar como características (ficha técnica) ao ANYMARKET.

 

 

Basta selecionar o atributo que deseja ativar e clicar no sinal de + para adicionar. Após adicionar, todo produto que tiver esta informação em seu Magento integrará a informação no ANYMARKET.

 

ESTOQUE:

A partir da configuração da funcionalidade no ANYMARKET, será possível informar diferentes locais de estoque cadastrados no Magento onde estarão o estoque dos produtos disponíveis a venda nos Marketplaces. 

 

Benefícios da funcionalidade para sua operação: 

 

  • Ter disponível em seus anúncios marketplaces estoque de centros de distribuição diferentes; 
  • Possibilidade de segregar estoque em sua configuração Magento, além do default disponível atualmente na integração; 
  • Garantia de consumo e baixa no estoque para as vendas marketplace conforme a configuração no ANYMARKET. 
     Entenda como configurar e utilizar agora mesmo essa nova funcionalidade de múltiplos estoques e otimize sua gestão de estoque com ANY 

 

Acesse o Passo a Passo da configuração Magento Adobe Commerce

Configurando múltiplos locais de estoque no Magento 2.4.5 – Source: 

 

Acesse o menu lateral (1) Stores, (2) Sources 

 

 

Na tela de cadastro, clique em (3) Add New Source

 

 

Preencha os campos obrigatórios para o cadastro, sendo (4) Name (nome do Source), (5) Code (código do source), (6) Country (país do Source), (7) Postcode (CEP do Source) e por fim, clique em (8) Save & Continue para salvar o cadastro: 

 

 

Configurando múltiplos locais de estoque no Magento 2.4.5 – Stock: 

 

Acesse o menu lateral (1) Stores, (2) Stocks 

 

 

Na tela de cadastro, clique em (3) Add New Stock

 

 

Preencha os campos obrigatórios para o cadastro, sendo (4) Nome do Stock, (5) Visão de loja do Stock que está configurada no ANYMARKET, depois clique em (6) Assign Sources para selecionar os Sources que compõe o Stock

 

 

(7) Assinale os Sources através da coluna com as caixas de marcação e por fim clique em (8) Done 

 

 

Finalize o cadastro clicando no botão (9) Save & Continue 

 

 

Etapa de configuração no Magento concluída. 

 

Configurando múltiplos Locais de estoque no ANYMARKET 

Iniciaremos as configurações no ANY incluindo os estoques que o seller deseja utilizar para isso acesse no menu principal acesse Estoque (A), Local de estoque (B) e acione Novo (C)

 

 

Após salvar os cadastros os locais de estoques serão exibidos na listagem da tela.

 

Incluir mapeamento de Local de estoque no módulo Magento ANY  

Acessando o Menu lateral vá até (A) Configurações, (B) Configurações de Integrações, Busque por Magento e (C) Clique em Configurar

 

 

Acessando as configurações do módulo Magento, acesse a nova aba Estoque,  nela serão exibidas duas configurações: 

 

1 – Configuração de origem de estoque:

Determinara se o estoque que irá alimentar os produtos no ANYMARKET serão de origem Stock (Salable Quantity) ou Source.

 

Ao marcar essa opção estará selecionando se o estoque disponível considerado para o ANY deve ser o informado na coluna Source (que não considera reserva de estoque) ou Stock (que considera reserva de estoque) no Magento.

 

 

2 – Configuração de Múltiplos CDs:

Nessa etapa faremos a correspondência dos locais de estoque cadastrados no ANY com os Locais de estoque cadastrados no Magento do seller, com base nesse mapeamento será realizado a sincronização com os produtos no ANYMARKET. 

 

Para isso inicie acionando a marcação Habilitar De-Para de múltiplos estoques, uma vez em que a Configuração de Multíplos CDs for habilitada, serão exibidos os locais de estoque configurados no Magento de acordo com a origem de estoque determinada, e também será possível selecionar o estoque correspondente no ANYMARKET.

 

 

ATENÇÃO! A configuração dessa opção não é obrigatória, no entanto, uma vez em que os Múltiplos CDs (locais de estoque) forem configurados, não será possível alterar  ou modificar a origem de estoque em tela se for caso solicite alteração via serviço fabrica para avaliação do time de produto. 

 

Caso os estoques cadastrados do Magento não estejam na listagem acione a funcionalidade  Atualizar listagem de estoque, assim os locais de estoque definidos no Magento serão exibidos para a configuração, esse processo será necessário também para sincronização de novos locais de estoque criados no Magento.

 

 

Não será obrigatório realizar o De-Para de todos os locais de estoque do Magento, e sim somente os que forem utilizados no ANYMARKET. Caso necessário, será possível editar o De-para dos locais de estoque configurados.  

 

Após realizar as correspondência de estoques, basta clicar no botão Salvar e as informações estarão prontas para serem utilizadas.  

 

PRODUTOS:

Na aba produtos, será apresentado como realizar a importação de categorias e como importar produtos.

 

 

A – Importação e vinculo de Categorias

Esta opção realizará a importação de todas suas categorias do Magento para o ANYMARKET a partir do id da categoria que você escolher como raiz do Magento.

 

Para coletar esse id, você precisa acessar o seguinte caminho em sua plataforma Magento

 

 

Após coletar o id, você irá inserir o valor no campo A, salvar e iniciar a importação.

 

Ponto de atenção 1 : Para que a importação ocorra com sucesso, não pode conter nos títulos das categorias os caracteres “/” e “”.

 

Ponto de atenção 2 : Será possível importar somente 1 vez. Para novas categorias posteriores, o processo terá que ser feito cadastrando manualmente no ANYMARKET a nova estrutura de categorias.

 

Após essa execução, é necessário realizar o vínculo de suas categorias:

 

Para isso, é necessário e importante para que seus produtos sejam apresentados de maneira correta no marketplace, este processo necessita ser realizado somente 1 vez por categoria, pois após vincular sua categoria ANYMARKET com a categoria do marketplace, todo novo produto que cadastrar será enviado a categoria associada.

 

Para realizar o vínculo, acesse a tela: A Cadastro >> B Categorias >> C Vincular Categorias

 

 

 Procure o banner da Magento e clique para vincular categoria:

 

 

Ao selecionar o Marketplace, será apresentado em tela 3 abas:

 

 

A: São listadas as Categorias que ainda devem ser vinculadas;

B: Categorias que encontram-se vinculadas;

C: Categorias que não possuem produtos, portanto não precisam ser vinculadas;

 

Na aba de Categorias Não Vinculadas, é listada todas as categorias que precisam ter vínculos, para realizar a vinculação, clique em “Vincular Categoria”, à direita de cada categoria:

 

 

Selecione até a última categoria disponibilizada pelo marketplace e clique em “Vincular Categoria”:

 

 

Realize essa ação em todas as Categorias, para os marketplaces que está realizando a integração.

 

B – Configurações para importação de produtos

Antes de iniciar a importação de produtos, é necessário que as informações de atributos dos produtos no Magento estejam preenchidas e as categorias vinculadas.

 

 

Poderá escolher categorias especificas, pesquisando no campo de busca

 

 

ou poderá utilizar a opção adicionar todas.

 

Ao clicar nesta opção será adiciona todas suas categorias para importação.

 

 

Após selecionar as categorias clique sobre o botão iniciar importação, com isto seus produtos serão integrados do Magento ao ANYMARKET, desde que as informações estejam corretas.

 

Caso os produtos não sejam integrados, poderá consultar os logs de erros na aba Logs.

 

VENDAS:

Na aba de vendas são definidos quais status de pedido ficarão integrados entre o ANYMARKET e o Magento e outras configurações de vendas.

 

Fluxo de integração Pedidos

A primeira opção desta tela é a configuração do fluxo de integração de vendas, que nesse caso utiliza o fluxo de vendas ANYMARKET para Magento, ou seja, toda venda que integrar do marketplace ao ANYMARKET, será encaminhada ao Magento.

 

 

Equivalência de Pedidos

Nesta etapa realizará a equivalência de status ANYMARKET x Magento.

Do lado A esquerdo, é apresentado o status no ANYMARKET e em irá incluir o status do pedido no Magento.

 

 

Para saber qual status configurar, acesse a tela do Magento: Lojas >> Status do pedido >> Código de status

 

 

Muita atenção: Não preencher todos os campos para não entrar status em loop e não repetir dois status com mesmo valor

 

 

O correto é que siga um fluxo de atualização.

 

Pedido entrou pendente no ANYMARKET, e depois o cliente pagou e ficou com o status de pago (estes dois são específicos ANYMARKET >> Magento ), assim como o faturamento, envio a atualização ocorre do Magento >> ANYMARKET.

 

Alerta: O exemplo abaixo é apenas para explicar o fluxo, o status de seu Magento poderá ter outros nomes.
 
 

Grupo de clientes

É onde será salvo eu seu Magento as informações dos clientes, quando integra uma venda no Magento já fica salvo os dados do cliente.

 

Se desejar poderá criar um grupo especifico para integrar as informações dos clientes que integrarem através do ANYMARKET.

 

Dica: Sugestão de nomes ANYMARKET ou MARKETPLACE
 
Para cadastrar o grupo acesse:
 
A – Clientes
B – Grupos de Cliente
 
 
Dentro do ANYMARKET selecione o grupo que deseja incluir as informações dos clientes.
 
 

Método de envio e de pagamento

Serão listados os métodos de envio de de pagamento que já possui em seu Magento, para definir como padrão da integração. O Módulo ANYMARKET disponibiliza os métodos de pagamento Anymarket Payment e de envio Anymarket Shipping como padrão os quais devem ser selecionados para que não ocorra problemas na integração dos pedidos.

 

 

Importar pedidos

Este recurso será utilizado somente quando utilizar o ANYMARKET como centralizador, utilizando o Magento como um marketplace

 

Configurações de nota fiscal

Para que as informações de nota fiscal sejam integradas com sucesso, será necessário que em seu Magento tenha as informações de chave de acesso, e data da nota. O status do pedido também precisa ser alterado para que as atualizações reflitam no ANYMARKET.

 

Modelo padrão:

Chave de Acesso: 45987542154000215489651240999874562145612351;Data da Nota: DD/MM/AAAA HH:MM:SS;

 

Insira as informações nos comentários do pedido ou nos comentários de fatura. Para que os pedidos sejam atualizados no ANYMARKET

 

 

Caso tenha um modelo diferente, consegue configurar no ANYMARKET.

 

Poderá inserir palavras e caracteres de corte entre uma informação e outra, conforme exemplo abaixo.

 

 

Configurações de envio

Para que as informações de link de rastreamento sejam integradas com sucesso, será necessário que em seu Magento tenha as informações de link de rastreamento. O status do pedido também precisa ser alterado para que as atualizações reflitam no ANYMARKET.

 

Modelo padrão:

Link de Rastreio: http://my.tracking.link.com;

 

Insira as informações nos comentários do pedido para que os pedidos sejam atualizados no ANYMARKET.

 

 

Caso tenha um modelo diferente, consegue configurar no ANYMARKET.

Poderá inserir palavras e caracteres de corte entre uma informação e outra, conforme exemplo abaixo.

 

 

Configurações de Endereço

Essas são as configurações para campo de endereço em seu pedido quando integrado ao Magento. Por padrão os campos de CEP, Cidade, Estado e País são predefinidos.

 

Modelo padrão:

 

 

Ações

Este recurso também é utilizado somente quando utiliza o ANYMARKET como centralizador.

 

Dados adicionais

Para que demais informações do pedido, como nome Marketplace, código no Marketplace,… sejam enviadas ao Magento, é possível incluir em dados adicionais cujo qual será adicionado como comentário do pedido no Magento.

 

Atribuir o nome ao campo e marcar o que deseja enviar, conforme opções e exemplo abaixo:

 

 

Padrão para configuração dos dados adicionais, que pode ser alterado pelo lojista conforme preferência:

 

Codigo do Pedido no Canal de Vendas: ${codigoNoMarketPlace}

Id no MarketPlace: ${idNoMarketPlace}

Canal de Vendas: ${marketPlace}

Entrega esperada para: ${dataEstimada}

Forma de Pagamento: ${formaPagamento}

Forma de Envio: ${formaEnvio}

Endereço Completo: ${enderecoEntrega}

Email Comprador: ${emailComprador}

Nome da Conta no Anymarket: ${nomeContaANY}

SubCanal: ${bandeira};

 

TRANSPORTADORA:

H – Na aba transportadora, poderá realizar um DE/PARA de equivalência de métodos de envio entre ANYMARKET e Magento.

 

Configure somente se necessitar.

 

Alerta: o método Magento só é possível coletar via código, portanto, acione sua agência do Magento caso deseje utilizar este recurso.

 

 

LOGS:

Na aba I Logs é apresentado os logs de integração de produtos.

 

O filtro pode ser realizado de acordo com o sku do produto, poderá filtrar por erro, logs de sucesso ou por todos os logs.

 

 

Alerta: Os logs de integração de vendas é apresentado no painel de monitoramento do ANYMARKET (PAINEL DE MONITORAMENTO)

 

Para facilitar a visualização, tem a possibilidade de exportar os logs em uma planilha do Excel.

 

 

Na tela J checklist, poderá testar se as chamadas que o ANYMARKET faz ao Magento estão retornando com sucesso ou não.
Para realizar o teste, clique na opção Iniciar.

 

Alerta: Caso não apresente sucesso, verifique suas credenciais inseridas se o erro persistir notifique sua agência do Magento.