Neste módulo apresentaremos a importância das características e como inseri-las no ANYMARKET.
Importância das características
Quem nunca foi nos canais de vendas online e já utilizou filtros para localizar facilmente o produto desejado? Pois bem, as características são estas informações que os marketplaces podem utilizar para aplicar filtros e seu produto ser localizado nas buscas pelo cliente final. Portanto, quanto mais rico em informações seu cadastro de características (varia de acordo com os marketplaces) mais chances de seu produto ser encontrado.
Exemplo:
Cadastrando suas características
Atualmente poderá realizar o cadastro de características de 3 formas diferentes:
- Via tela de forma individual
- Via planilha
- Via API (integração) – clique aqui
Vou apresentar abaixo, como realizar o cadastro de características via tela:
Acesse a tela de produtos e edite seu produto
Logo abaixo acesse aba de características:
A – Acesse a aba de características
B – Insira as informações de características, nome e valor
C – E por fim, clique sobre o sinal de mais para confirmar a inclusão da informação
A casos onde a característica informada pode não estar disponível no marketplace da maneira que cadastrou, para que não precise alterar suas características ou até mesmo que o marketplace rejeite seu produto, é possível que realize o vínculo entre sua característica e a disponível no marketplace.
Quando ocorrer esta incompatibilidade de característica, será apresentado um símbolo de triângulo em amarelo, similar ao da imagem abaixo.
Clique no símbolo em amarelo, e será apresentado as características e valores disponíveis pelos marketplace para que possa selecionar.
A – Quando o marketplace não tiver disponível uma característica igual a sua, retornar a mensagem característica não encontrada, sendo necessário você selecionar uma similar ou definir em situação (C) enviar ou não sua característica ao marketplace.
B – É mais raro, mas pode haver casos onde o marketplace irá solicitar também a associação de valores da característica.
Após selecionar o nome e valor equivalente clique em salvar.
O ANYMARKET disponibilizou uma funcionalidade para bloquear ou desbloquear as características dos produtos para melhor controle das atualizações realizadas via API. Por exemplo, na Amazon é obrigatório informar a característica RBN, então você pode bloquear esta característica e, quando houver alguma atualização, este campo não será sobrescrito.
Veja como funciona:
Através de um ícone de cadeado será possível identificar se o atributo está bloqueado para atualizações pela API (ícone de cadeado fechado com fundo azul) ou se está desbloqueado (ícone de cadeado aberto com fundo transparente).
- Quando o atributo for inserido por API: por padrão o cadeado deverá vir desbloqueado;
- Quando o atributo for inserido por tela ou planilha: por padrão o cadeado deverá vir bloqueado;
- Pela API o atributo poderá ser atualizado ou excluído somente se estiver desbloqueado;
- Pela tela ou planilha poderá ser realizada a atualização do atributo independente do mesmo estar bloqueado ou desbloqueado.
Para exemplificar:
Caso possua um produto com atributos 1, 2 e 3. Sendo que os atributos 1 e 2 estão com o cadeado fechado, e o atributo 3 com o cadeado aberto. Então ao realizar a atualização pela API, os atributos com cadeado (1 e 2) não serão alterados, mas o atributo 3 poderá sofrer alteração ou ser excluído, caso não seja enviado novamente pela API. Caso as alterações sejam realizadas pela tela ou planilha as alterações serão refletidas em todos os atributos, independente do cadeado estar aberto ou fechado.
Ao realizar um PUT de produtos por exemplo, deverá ser verificado se o atributo está bloqueado em tela ou não. Se estiver bloqueado, não deve ser alterado e nem excluído. Se estiver desbloqueado, deve ser alterado e pode ser excluído. Para excluir um atributo, basta não o enviar na atualização do produto.