Integração Tray

Requisitos Mínimos

 

  • As categorias devem estar bem estruturadas com pelo menos 2 níveis para uma melhor indexação e relevância nos anúncios. Para sincronização das categorias  não pode conter caracteres de  barra (/) ou contra barra (), sugerimos a troca pelo caractere pipe (|).
  • Produtos do segmento de MODA é obrigatório estarem Agrupados por MODELO e possuir VARIAÇÃO de COR e TAMANHO.
  • Para que os produtos com variação sejam importados é necessário que as variações sejam cadastradas no painel Anymarket.

 

CADASTRO DE VARIAÇÕES

As variações precisam estar cadastradas com a mesma nomenclatura e escrita que apresentada na plataforma Tray.

 

Para cadastro das variações no Anymarket utilizamos a opção (A) Cadastro > (B) Tipos de Variações > (C) Novo.

 

 

Preencher o nome da variação com a mesma nomenclatura cadastrada na Tray. Caso seja uma variação visual marcar a opção “Possui variação visual” e salvar.

 

 

Inserir no campo (A) o valor da variação e clique em Adicionar. Repita esse passo até que todas os valores dessa variação sejam adicionados.

 

 

Dica: As variações e os valores precisam ser cadastrados  com a mesma nomenclatura e escrita  que da plataforma Tray.

 

Parâmetros

 

MÓDULO – PARÂMETROS 

Aqui você irá definir as configurações necessárias para que o ANYMARKET possa realizar as operações com os marketplaces de acordo com o fluxo de integração contratado.

 

Abaixo estarão listados alguns campos chaves que podem ser vistos na tela de parâmetros.

 

É importante seguir as recomendações dadas abaixo para garantir o funcionamento correto da plataforma.

 

Para acesso a tela de Parâmetros acesso no menu lateral do ANYMARKET a opção (A) Configurações > (B) Parâmetros.

 

 

  • Dados do Produto

 

As informações preenchidas nos campos abaixo servirão como sugestão na criação de novos produtos no ANYMARKET. Ou seja, se o produto for cadastro no ANYMARKET via integração (Plataforma, ERP e etc.) e o produto não possuir os campos correspondentes preenchidos, o ANYMARKET irá sugerir o preenchimento destas informações de acordo com o padrão estabelecido.

 

 

(C) Texto de garantia: Corresponde a política de garantia utilizado em sua empresa.

Exemplo: Garantia contra defeito de fabricação.

 

(D) Tempo de garantia: Corresponde ao tempo de garantia utilizado em sua empresa. O tempo informado neste campo deverá corresponder aos meses. Seja 2 anos, logo corresponderá a 24.

Exemplo: 24

 

(E) Origem: Determina a origem dos seus produtos.

Exemplo:  Nacional

 

Importante: Caso deseje alterar as informações de garantia e origem de seus produtos é necessário acessar o cadastro do produto desejado e alterar a informação. Vale lembrar que as configurações realizadas aqui só valerão para a importação novos produtos.

 

  • Configurações de Estoque

 

Antes de vermos os detalhes da configuração de estoque é importante termos claro qual é o modelo de integração que vamos trabalhar. Neste caso a plataforma Tray será seu backoffice, será ela que irá decrementar o estoque.

 

 

(F) Não estornar estoque de pedidos cancelados: Ao habilitar este parâmetro, as vendas canceladas não serão estornadas automaticamente ao seu estoque. Isso se aplica aos pedidos no status de ‘faturado’, ‘enviado’ e ‘concluído’.

 

(G) Decrementa estoque físico ao receber vendas: Desabilitar este parâmetro. Isso significa que a Tray passará a realizar o decremento do estoque de seu produto sempre quando uma venda for importada.

 

(H) Considera reserva de estoque na quantidade disponível para venda: Quando habilitado, o ANYMARKET passará a fazer o controle da reserva de estoque de seu produto. Caso a Tray realize essa reserva a opção deve ser desabilitada.

 

  • Parâmetros de Pedido

 

Abaixo explicaremos algumas ações que podem ser habilitadas em seu ANYMARKET. 

 

 

(I) Controla pedidos pendentes:  Quando este parâmetro estiver habilitado, o ANYMARKET passará a importar os pedidos pendentes dos Marketplaces.

 

(J) Gerar alerta ao importar pedidos com DE/PARA pendente:  Ao habilitar, será gerado um alerta na central de monitoramento para todos os novos pedidos importados cujo a transportadora não possuir uma normalização cadastrada. Clique aqui para abrir a tela de cadastro de DE/PARA.

 

(K) Preencher automaticamente data de entrega à transportadora e de previsão de entrega:  Se marcado, preencherá a data de entrega do pacote à transportadora com a data em que o pedido for atualizado para ‘Enviado’ e a data de previsão de entrega com a data de entrega esperada informada pelo Marketplace. Atenção: Caso a data de entrega esperada seja inferior à data de envio, será enviada a data em que a situação do pedido for alterada para ‘Enviado’.

 

Ao finalizar os parâmetros clique em Salvar ao final da página.

 

 

Integração Tray

 

Sugerimos que a integração seja realizada utilizando o navegar Mozilla Firefox.

 

No painel Anymarket acesse em (A) Configurações > (B)Configuração de Integrações > Tray, clique no botão  (C)Ativar, e depois em (D) Configurar

 

 

Na próxima tela preencha as informações abaixo  – esse dados você encontra no painel Tray.

 

 

  • (A) Número da Loja

Onde encontrar? Na barra superior do painel Tray:

 

 

  • (B) URL da Loja;

 

Onde encontrar? Essa informação está no painel Tray > (1) Minha Loja > (2) Domínio da Loja > (3) Domínio Seguro.

 

 

  • (C) Usuário;

 

 

  • Escolha o tipo de (D) configuração de Integração: Plataforma  – nesse caso, a Tray funciona como backoffice, ou seja, os produtos cadastrados na Tray serão importados para o Anymarket. Os pedidos recebidos pelos Marketeplaces serão recebidos pelo Anymarket e enviados para a Tray (Fluxo: Tray > Anymarket > Marketplaces).

 

  • Na sequência clique em (E) Salvar.

 

 

Na próxima tela será necessário realizar login com seus dados Tray.

 

 

Abrirá o seu painel Tray dentro do módulo de configuração no Anymarket. Clique em (A) Fechar.

 

 

Clique em (B) Configurar (C) Salvar.

 

 

NA próxima tela clique em Autorizar.

 

 

Será habilitado duas novas abas para configuração Tray – Anymarket: Tray como Backoffice e Pedidos.

 

Configuração Tray como Backoffice

Categorias – Essa opção será utilizada para importar as categorias da Tray para o ANYMARKET.

 

Importante: Alguns marketplace não aceitam categorias caso possuam caracteres de barra (/) ou contra barra () caractere pipe (|). Sugerimos a remoção antes da sincronização. As categorias da Tray forem iguais as do ANYMARKET, ou seja, possuírem a mesma estrutura, o vínculo será realizado automaticamente e caso sejam diferentes, a categorias será importada para o ANYMARKET. 

 

Para Iniciar a sincronização clique no botão:

 

– “Sincronizar Categorias”, o ANYMARKET iniciará a comunicação com a Tray e você poderá acompanhar seu progresso pela barra de processo. Após a conclusão da sincronização o relatório com os detalhes da sincronização ficará disponível e poderá ser realizado o download que ficará disponível por 7 dias após a data da sincronização.

 

 

Após a sincronização das categorias utilize essa aba 2 – “Produtos” para acessar as Informações de Produtos:

 

 

Na aba Tray como Backoffice  será realizado um DE – PARA de atributos, ou seja qual a equivalência. Nessa tela  é necessário selecionar com qual l identificação irá trabalhar como número de SKU dentro do Anymarket, podendo escolher a opção  (A) Referência (número da referência do produto no painel da Tray) ou ID do produto (número do ID do produto dentro do Painel da Tray).

 

Caso possua o campo de Gênero dentro da Tray, escolher a opção equivalente.

 

Caso não possua campo Gênero na Tray, o preenchimento da informação de gênero para os produtos poderá ser feito diretamente no painel Anymarket, via tela ou planilha.

 

Na opção Imagens – Sincronizar para o ANYMARKET as imagens –  selecionar a opção que melhor atende sua operação (C).

 

  • Apenas do SKU –  Selecionando essa opção serão enviadas para o Anymarket apenas as imagens vinculadas ao SKU, ou seja, em caso de produtos com variação apenas as imagens vinculadas as variações serão envidas. As imagens vinculadas ao produto (sem o vinculo de variação) não serão enviadas.
  • Apenas do Produto –  As imagens vinculadas ao produto serão enviadas, em caso de produtos com composição, apenas as imagens sem vinculo de variações serão enviadas.

 

Importante – Alguns Marketplace exigem que as imagens sejam vinculadas a variação.

 

  • Do produto e do SKU – São enviadas ao Anymarket todas as imagens, aquelas vinculadas ao produto (sem vinculo de variação) e aquelas vinculadas ao SKU (vinculo com a variação). 

 

Nesse caso pode ocorrer a duplicidade de imagens caso tenha sido cadastrada uma mesma imagem ao produto  e ao SKU, podendo gerar a duplicidade da imagem ao anunciar nos marketplace.
 
 

(E) Exportar produtos – Após a sincronização das categorias  utilize essa opção para importar os produtos para o ANYMARKET.  Ao clicar em Exportar produtos será exibido a tela abaixo. Clique em (F) Pré Carregar a lista de produtos, clique em (G) pesquisar e selecione os produtos que deseja importar para finalizar clique em (H) Importar. selecionados.

 

Para importar produtos com variação, as variações devem ser cadastradas no painel Anymarket antes de iniciar a importação.  As variações precisam estar cadastradas iguais ao que consta na Tray (Veja o item 2.1. Requisitos e Cadastro de Variações).
 
 
Após importado um item o mesmo não aparecerá na listagem novamente. Caso um produto seja importado e na sequência seja excluído do ANYMARKET,  o produto só aparecerá novamente na listagem para importação importação do mesmo produto só será possível após 24h da importação anterior.
 
Realizada a importação dos produtos clique em (I) Voltar  para configurações.
 
 
No Anymarket em Painel de Monitoramento é possível verificar casos de erros de importação.
 

Pedidos

Na aba Pedidos vamos realizar o DE/ PARA, ou seja a equivalência dos status de Pedidos do ANYMARKET com a Tray.

 

 

Selecione  (B) o status do ANYMARKET, sua equivalência  de (C) Status da Tray, clique na (D) seta para ajustar o fluxo do envio de status  e clique em (E) adicionar.

 

Todos os status do ANYMARKET  precisam ser configurados com sua equivalência na Tray.
 

Os status do anymarket e o fluxo do envio de status que precisam ser configurados são:

 

 

A Configuração de importação de vendas só é válida para o fluxo Tray como Marketplace. Para o Fluxo Tray como Plataforma essa funcionalidade será ignorada.

 

Em dados adicionais poderá ser selecionado as informações sejam importantes aparecer na tela de Dados adicionais do pedido.

 

Após selecionado clique em Salvar.

 

 

Finalizamos nossa configuração de integração Tray como Plataforma.