PARÂMETROS
Para iniciar a configuração de parâmetros você deve entrar no ANYMARKET com o login e senha recebidos, depois clicar em:
A – Configuração;
B – Parâmetros.
Entrando na tela de Parâmetros, existem 3 abas: Gerais, Expedições e Notificações.
Vamos iniciar pela aba de Gerais que você encontra:
1 – PRODUTO;
2 – ESTOQUE;
3 – CUSTO;
4 – MARGEM DE DESCONTO DE SEGURANÇA;
5 – PEDIDOS;
6 – IMPORTAÇÃO E ENVIO DO XML DA NF-e;
7 – CONFIGURAÇÃO DE CAMPOS PADRÕES DOS PEDIDOS;
8 – FRETE;
9 – API DE PREÇO;
10 – API DE SAC.
PRODUTO
Esses parâmetros são opcionais para o cliente preencher da forma que for melhor para o negócio dele.
Para a integração com o ÓTIMO GESTOR, é sugerido o preenchimento desses campos uma vez que o ERP não envia essas informações via integração.
Texto de garantia padrão: é um texto padrão que será preenchido no campo “Texto de Garantia” toda vez que um novo produto for cadastrado. Essa informação não é exportada da plataforma para o ANYMARKET.
Tempo de garantia (meses): deve ser preenchido somente o número de meses padrão que irá preencher o “Tempo de garantia (meses)” sempre que um novo produto for cadastrado.
Origem: valor padrão que será preenchido no campo “Origem” toda vez que um novo produto for cadastrado.
ESTOQUE
Como o ERP faz o controle de estoque, as duas flags devem ficar desmarcadas.
CUSTO
Se desejar habilitar um arredondamento dos preços do produtos para cima em centavos, habilitar a flag e definir um número inteiro em centavos para arredondar o valor. Exemplo: 90, 50, 15, etc.
MARGEM DE DESCONTO DE SEGURANÇA
Habilitar margem de desconto de segurança na publicação do anúncio: será definida uma porcentagem máxima permitida de desconto entre o preço atual e o novo preço. Caso a diferença ultrapasse a porcentagem definida, o preço do anúncio NÃO será atualizado nos marketplaces.
Habilitar margem de desconto de segurança na importação da venda: quando houver uma venda onde a diferença do valor esperado e o valor da venda for maior que a porcentagem definida, será adicionada uma tag no pedido informando que existe a divergência.
PEDIDOS
Controla pedidos pendentes: como o ERP importa pedidos pendentes, é recomendado deixar habilitado.
Gerar alerta ao importar pedidos DE/PARA pendente: recomendado deixar marcado, pois o marketplace pode enviar uma informação de forma de envio em que a plataforma não reconheça, sendo necessário fazer um DE/PARA de transportadora para que a informação chegue da forma mais correta na plataforma.
Preencher automaticamente data de entrega à transportadora e de previsão de entrega: Se marcado, preencherá a data de entrega do pacote à transportadora com a data em que o pedido for atualizado para ‘Enviado’ e a data de previsão de entrega com a data de entrega esperada informada na cotação do frete pelo Marketplace. Atenção: Caso a data de entrega esperada seja inferior à data de envio, será enviada a data em que a situação do pedido for alterada para ‘Enviado’.
Agrupar os SKUs iguais na listagem de itens vendidos do pedido: Se ativo, irá realizar o agrupamento dos itens com o mesmo SKU, código no marketplace e valor unitário, para a listagem da tela de vendas, planilhas de exportação e API backoffice
Configurar SBOTS para concluir pedidos automaticamente: É possível adicionar os Marketplaces que deseja ter os SBOTs para concluir os pedidos automaticamente. Para eles agirem, o pedido deve estar como ‘Enviado’ há 60 dias ou mais, após a ‘Data Estimada de Entrega’. Caso os SBOTs não puderem agir em um pedido específico de um Marketplace configurado abaixo, acesse o pedido através da tela de ‘Vendas’ e desmarque a opção referente aos SBOTs.
IMPORTAÇÃO E ENVIO DO XML DA NF-e
Caso o seu sistema não envie o XML da NFe por integração, é necessário ativar a funcionalidade de importação e envio de XML por email, e enviar os XMLs das NFes para o email indicado, para que os pedidos dos marketplaces recebam o XML da NFe.
CONFIGURAÇÃO DE CAMPOS PADRÕES DOS PEDIDOS
Preencher endereço de cobrança automaticamente: Se marcado, caso um pedido seja criado sem as informações de endereço de cobrança, o campo será preenchido com o endereço de entrega. O parâmetro só tem impacto se os campos padrões de ‘Dados de Cobrança’ estiverem vazios.
Preencher campos vazios do pedido com valores pré-configurados: você poderá definir como será preenchido os campos que vierem com as informações vazias nos pedidos dos marketplaces.
FRETE
Utilizar cálculo de frete por API? : Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller, definido o tempo de duração do cache e se possui autenticação.
Utilizar SKU original do Produto? : Se marcado, irá utilizar o SKU original do produto na consulta de frete, ao invés de utilizar o SKU do anúncio.
Informar endpoint na América do Norte? : Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller na América do Norte.
Utilizar Multi CDs e regra de logística na cotação de frete via API? : Com este parâmetro habilitado a(s) regra(s) logística(s) configuradas será(ão) considerada(s) no fluxo de cotação de frete. Caso desabilitado, a cotação de frete não verificará a(s) regra(s) logística(s).
Utilizar múltiplos locais de estoque (CD) para saída em um mesmo pedido na regra Multi CDs : Habilitado passa a Cotar o SKU individualmente para saída de mais de um local estoque (CD) em um mesmo pedido de acordo com a regra logística vigente. Na importação do pedido o cenário se repete mantendo um único pedido, ou seja, sem particionar/splitar o pedido. Este parâmetro só é considerado com o “Utilizar regra de logística na cotação de frete” acionado pois depende do mesmo para considerar a regra logística no fluxo de cotação
Utilizar retorno de frete padrão? : Se marcado, o sistema irá retornar o valor de frete pré-configurado caso não seja encontrado o SKU ou frete para a região desejada.
Formato Padrão de Frete : Define qual o formato esperado de data que será encaminhado na cotação via API.
API DE PREÇO
API de Preço é uma funcionalidade para precificação automática dos anúncios nos marketplaces.
Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller.
API DE SAC
API de SAC é para casos em que se deseja enviar notificações para um sistema de SAC utilizado.
Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller.
NOTIFICAÇÕES
Na aba de Notificações é onde será configurada a comunicação entre o ERP e o ANYMARKET.
A comunicação entre o ÓTIMO GESTOR e o ANYMARKET é feita através de URL de CALLBACK e FEED.
Para configurar URL de CALLBACK: deve cadastrar essa URL clicando em Nova Callback e depois colocando a URL de Callback informada pelo ERP no campo, bem como os dados de autenticação caso exista.
Selecionar os status de pedido PENDENTE, PAGO e CANCELADO, e habilitar “Contingência por feed”.
Para ativar FEED: Selecionar os status de pedido PENDENTE, PAGO e CANCELADO.