Qual o fluxo correto para gerar etiquetas?
Após o pedido estar no status de “Pago”, ele está pronto para ser faturado e só depois ter a etiqueta gerada.
Passo a passo:
- Conferir status do pedido: Vendas > Gestão de Vendas > Pedido > Detalhes > Ver:
- Se o status estiver como “Pago”, siga para a próxima etapa;
- Dentro da página de Detalhes do pedido, selecione uma das opções para faturar o pedido:
- Enviar XML da NF-e
- Enviar Dados da NF-E
- Confira se o faturamento ocorreu devidamente:
- Role até o final da página de Detalhes do pedido > Histórico, se ocorrer algum problema, aparecerá “Erro” na coluna “Tipo” e a descrição do erro na coluna “Observação”;
- Agora vá no menu: Vendas > Envios > Gerar Romaneio:
- Filtre ou selecione o(s) pedido(s) que deseja gerar romaneio > Gerar Romaneio;
- Para finalizar vá em: Vendas > Envios > Gerar Etiquetas:
- Filtre ou selecione o(s) pedido(s) que deseja baixar etiquetas > Baixar Etiquetas;
Pronto, o pedido está pronto para ser enviado.
Não utilize o botão “Etiqueta”, no menu: Vendas > Gestão de Vendas > Detalhes do pedido. Esse botão não irá gerar a etiqueta da forma correta.
Já estamos trabalhando para ocultar esse botão dessa página.
Siga o passo a passo acima, para gerar a etiqueta da forma correta.
O que é romaneio?
Romaneio é um documento que lista detalhadamente os produtos que estão sendo enviados em um pedido. Ele contém informações como descrição dos itens, quantidades, peso, volume e destino da mercadoria.
Esse documento é essencial para o controle logístico, conferência no recebimento e acompanhamento da entrega, garantindo que tudo esteja correto durante o transporte.
Qual a aparência correta da etiqueta?
Etiqueta correta:
Etiqueta com problema:
Se as etiquetas estiverem na versão errada, confira se está seguindo o passo a passo corretamente ou se está ocorrendo algum erro no faturamento.
Posso colocar a mesma etiqueta em várias caixas na minha entrega americanas entrega padrão?
Não. É necessário que cada caixa possua uma etiqueta individual, garantindo assim um controle eficaz e a segurança na expedição do seu produto.
Trabalho com americanas entrega padrão e não consegui imprimir a etiqueta do meu produto, como resolver?
Certifique-se de que as informações da nota fiscal estão corretas. A etiqueta só será disponibilizada quando os dados da chave da nota fiscal forem inseridos corretamente. Além disso, é fundamental verificar se o cálculo do frete foi feito pelo serviço Americanas Entrega Padrão.
Para isso, acesse o pedido pelo menu Vendas > Gestão de vendas.
Clique no pedido para visualizar os detalhes e confirmar se o cálculo do frete foi realizado pelo Americanas Entrega Padrão ou pela sua tabela de contingência.
Se o frete foi calculado pela tabela, a etiqueta não estará disponível para o pedido.
Importante: Se o seu pedido tem o perfil Americanas Entrega Padrão e o cálculo do frete não foi realizado pelo serviço, é fundamental verificar as medidas cadastradas do produto. Medidas incorretas afeta diretamente a estratégia de envio. Caso você identifique algum erro, não será possível alterar a opção de cálculo do frete para o pedido atual. Portanto, é importante corrigir as informações do produto para futuras vendas.
Qual tipo de arquivo disponível para impressão de etiqueta?
As etiquetas estão disponíveis para impressão nos formatos PDF e JSON.