Neste módulo apresentaremos como realizar o cadastramento de seus produtos no ANYMARKET.
Realizar um bom cadastramento de seus produtos é essencial para que os mesmos não sejam rejeitados na catalogação dos marketplaces. Um bom cadastro também ajuda muito na busca de seus produtos nos marketplaces, já que um produto com uma descrição clara e objetiva e com características bem apresentadas facilitam na localização pelo cliente final.
O ANYMARKET é flexível quanto ao cadastramento de produtos, podendo cadastrar de 3 maneiras distintas, sendo elas:
- Via tela
- Via planilha
- Via API (integração) – clique aqui
Produto sem variação
Vou apresentar abaixo como deve ser cadastrado um produto simples (sem variação) via tela.
Acesse (A) Produtos > (B) clique em “Novo”

Após clicar em Novo, nessa nova tela, você selecionará “Produto Simples” e clicar em “Confirmar”:

Ao clicar em cadastrar um novo produto, é solicitado o preenchimento das informações necessários para realizar o cadasto de seus produtos.
Vou detalhar abaixo cada campo a ser preenchido.
Título: O título de seu produto deve ser uma informação curta, porém com informações necessárias para que seu produto seja localizado facilmente nos marketplaces.
Estrutura recomendada: Produto + marca + modelo + 2 ou 3 características/atributos relevantes.
Categoria: Para selecionar a categoria é necessário que tenha cadastrado a categoria primeiramente.
Permitir criação automática de anúncios: Quando esta opção estiver marcada, o produto poderá ter seus anúncios criados automaticamente nos marketplaces, a publicação dependerá se a categoria do produto estiver como publicação automática na tela de categorias.
Marca: Para selecionar a marca é necessário que tenha cadastrado a marca primeiramente.
Modelo: Uma marca pode conter diversos produtos da mesma linha, onde o modelo difere um produto do outro.
NBM: O NBM é a nomenclatura brasileira de mercadoria.
Gênero: Insira o gênero do produto.
Exemplo: Masculino
Origem: Insira a origem do produto (se o produto é de origem nacional, internacional, etc).
Tempo de Garantia (Meses): Insira o tempo de garantia em meses, somente numeral.
Garantia: Insira a garantia do produto de forma descritiva.
SKU Interno: O sku (stock keeping unit) é o código único de identificação de seu produto. É aconselhado que tenha no máximo 18 dígitos e não possua caracteres especiais ou espaço.
Código de Barras (EAN): O código de barras é uma identificação do produto, ou seja, todos clientes que vendem o mesmo produto terá o mesmo código de barras. Este código pode ser localizado na embalagem do produto, composto por 13 dígitos. O código de barras é utilizado por grande parte dos marketplaces para realização do MATCH.
Custo: Insira o custo de seu produto, se desejar poderá aplicar o preço de venda também e não inserir acréscimos no MARKUP.
Estoque Físico: Informe o estoque físico de seu produto
Cálculo de preço: Atualmente é possível trabalhar com uma das três opções de cálculo de preço no ANYMARKET:
1. Cálculo de preço automático
Neste cálculo o preço do produto é realizado através do preço de Custo do produto X o Markup base, esse cálculo resultará em seu preço de VENDA. Se quiser expor seus anúncios com o preço DE e preço POR (exceto para o Mercado Livre), basta aplicar o markup normalmente e depois ir no MENU “Cadastros” – e em “Regras de preço” escolher um desconto para seus anúncios. Veja como incluir regras de descontos em:
Acesse aqui o Manual de Regras de Descont
Exemplo 1
Custo = R$: 50,00
Markup = 1,0
Valor do produto = R$: 50,00
Exemplo 2
Custo = R$: 50,00
Markup = 2,0
Valor do produto = R$: 100,00
OBS: O Preço de Venda do Produto ainda pode ser multiplicado pelo Markup adicional disponível na aba de Marketplace.
Consigo diferenciar o preço entre os Marketplaces com este tipo de cálculo?
Sim, para realizar o procedimento em lote é possível subir uma planilha com a alteração dos preços através do Markup adicional, tal ação pode ser realizada em Importação > XLS > Preços > Exportar > Selecionar o Marketplace > Planilha com dados ou sem dados (para preenchimento).
Respeitando o limite de cada Marketplace.
2. Manual (você controla pelo anúncio)
Neste tipo de cálculo o preço é feito através de cada Marketplace, podendo haver diferenciação de preço (DE – POR) e também diferentes preços para cada marketplace, para acompanhar comissão ou mesmo fazer um preço diferenciado se desejar.
Exemplo 1
B2W Preço De R$: 50,00 POR R$: 30,00
Exemplo 2
Via Varejo Preço De R$: 55,00 POR R$: 35,00
OBS: Respeitando o limite máximo de cada Marketplace.
3. Manual (você controla pelo sku)
Neste tipo de cálculo, o preço das transmissões são definidas no sku, ou seja, todas as publicações realizadas terão um mesmo valor.
Exemplo: Preço DE R$: 50,00 Preço POR R$: 40,00
No exemplo todas transmissões que haveriam para o sku seriam enviadas aos marketplaces com estes valores.
OBS: Respeitando o limite máximo de cada Marketplace.
Markup: Poderá utilizar o markup para multiplicar sobre o preço de custo. Assim como explicado no exemplo de calculo automático acima.
Preço Base: Será o preço multiplicado entre o custo x markup.
Especificações Técnicas (Descrição): Necessário informar a descrição de seu produto, a qual deve conter informações relevantes do produto.
Alerta: Não inserir telefones, emails, caixa alta, links para sites, redes sociais, caracteres especiais.
Características: As características são informações técnicas que poderá complementar as informações de descrição do produto. As características são geralmente informações curtas e objetivas, composta por nome e valor. Os marketplaces além de apresentar como um complemento da descrição, também a utilizam para aplicar filtros de busca.
Vídeo: Quando trabalhar com videos, é possível incluir a url do youtube de seu vídeo no painel do anymarket. Não será todos os marketplaces que aceitarão o upload de vídeos.
Embalagem: No campo embalagem é necessário preencher os dados de peso (kg), altura (cm), largura (cm) e profundidade (cm). Estas informações são muito importantes, pois a partir delas será realizado o calculo de preço do frete junto aos marketplaces. Não será aceito valores zerados para transmissão aos marketplaces.
Dica: Lembre-se de conferir se a unidade de medida utilizada é a mesma que o ANYMARKET solicita, caso não seja, será necessário que realize a conversão.
Exemplo: 1400 gramas = 1,4 quilogramas
Após realizar as etapas acima salve o produto, irá visualizar 4 novos campos:
Fotos: A foto é o único contato visual com o produto que o cliente final possui, portanto, fotos com alta qualidade e com um tamanho razoável são essenciais na venda online.
Para subir as fotos no ANYMARKET, é necessário que tenha acima de 350 PX e no máximo 4 MB.
O ANYMARKET fornece duas opções para subir as fotos via tela.
- Fazer upload – Nesta opção poderá realizar o upload de fotos que estão armazenadas em sua máquina, selecionando ou arrastando a imagem na tela do ANYMARKET.

- Baixar de uma URL – Com esta opção poderá realizar o upload de fotos no ANYMARKET através de uma url.

Dica: Aguarde alguns instantes até que sua imagem seja processada, caso retorne erro clique sobre a imagem para verificar o motivo do erro.
Marketplaces: Neste campo poderá realizar a transmissão de seus skus individualmente, vincular com anúncios já existente e realizar alterações de preço.
Anunciar Automaticamente: Com este recurso poderá realizar a transmissão do produto para diversos marketplaces ao mesmo tempo.
Histórico: Poderá visualizar o histórico de sucesso e erro das publicações automáticas.
Produtos com variação
Ao selecionar que o produto possui variação, selecione somente as variações que terá o produto.
Seguindo os mesmos passos anterior, no exemplo abaixo, o produto possuirá variação de cor e tamanho.

Título: O título de seu produto deve ser uma informação curta porem, com informações necessárias para que seu produto seja localizado facilmente nos marketplaces.
Estrutura recomendada: Produto + marca + modelo + 2 ou 3 características/atributos relevantes.
Categoria: Para selecionar a categoria é necessário que tenha cadastrado a categoria primeiramente.
Permitir criação automática de anúncios: Quando esta opção estiver marcada, o produto poderá ter seus anúncios criados automaticamente nos marketplaces, a publicação dependerá se a categoria do produto estiver como publicação automática na tela de categorias.
Marca: Para selecionar a marca é necessário que tenha cadastrado a marca primeiramente.
Modelo: Uma marca pode conter diversos produtos da mesma linha, onde o modelo difere um produto do outro.
NBM: O NBM é a nomenclatura brasileira de mercadoria.
Exemplo: 84692000 – maquinas de escrever, elétrica
Gênero: Insira o gênero do produto.
Origem: Insira a origem do produto (se o produto é de origem nacional, internacional, etc).
Tempo de Garantia (Meses): Insira o tempo de garantia em meses, somente numeral.
Garantia: Insira a garantia do produto de forma descritiva.
SKU Interno: O sku (stock keeping unit) é o código único de identificação de seu produto. É aconselhado que tenha no máximo 18 dígitos e não possua caracteres especiais ou espaço.
Código de Barras (EAN): O código de barras é uma identificação do produto, ou seja, todos clientes que vendem o mesmo produto terá o mesmo código de barras. Este código pode ser localizado na embalagem do produto, composto por 13 dígitos. O código de barras é utilizado por grande parte dos marketplaces para realização do MATCH.
Custo: Insira o custo de seu produto, se desejar poderá aplicar o preço de venda também e não inserir acréscimos no MARKUP.
Estoque Físico: Informe o estoque físico de seu produto
Cálculo de preço: Atualmente é possível trabalhar com uma das três opções de cálculo de preço no ANYMARKET:
1. Cálculo de preço automático
Neste cálculo o preço do produto é realizado através do preço de Custo do produto X o Markup base, esse cálculo resultará em seu preço de VENDA. Se quiser expor seus anúncios com o preço DE e preço POR (exceto para o Mercado Livre), basta aplicar o markup normalmente e depois ir no MENU “Cadastros” – e em “Regras de preço” escolher um desconto para seus anúncios.
Exemplo 1
Custo = R$: 50,00
Markup = 1,0
Valor do produto = R$: 50,00
Exemplo 2
Custo = R$: 50,00
Markup = 2,0
Valor do produto = R$: 100,00
OBS: O Preço de Venda do Produto ainda pode ser multiplicado pelo Markup adicional disponível na aba de Marketplace.
Consigo diferenciar o preço entre os Marketplaces com este tipo de cálculo?
Sim. Para realizar o procedimento em lote é possível subir uma planilha com a alteração dos preços através do Markup adicional. Tal ação pode ser realizada em Importação > XLS > Preços > Exportar > Selecionar o Marketplace > Planilha com dados ou sem dados (para preenchimento), respeitando o limite de cada Marketplace.
2. Manual (você controla pelo anúncio)
Neste tipo de cálculo o preço é feito através de cada Marketplace, podendo haver diferenciação de preço (DE – POR) e também diferentes preços para cada marketplace, para acompanhar comissão ou mesmo fazer um preço diferenciado se desejar.
Exemplo 1
B2W Preço De R$: 50,00 POR R$: 30,00
Exemplo 2
Via Varejo Preço De R$: 55,00 POR R$: 35,00
OBS: Respeitando o limite máximo de cada Marketplace.
3. Manual (você controla pelo sku)
Neste tipo de cálculo, o preço das transmissões são definidas no sku, ou seja, todas as publicações realizadas terão um mesmo valor.
Exemplo: Preço DE R$: 50,00 Preço POR R$: 40,00
No exemplo todas transmissões que haveriam para o sku seriam enviadas aos marketplaces com estes valores.
OBS: Respeitando o limite máximo de cada Marketplace.
Markup: Poderá utilizar o markup para multiplicar sobre o preço de custo. Assim como explicado no exemplo de calculo automático acima.
Preço Base: Será o preço multiplicado entre o custo x markup.
Especificações Técnicas (Descrição): Necessário informar a descrição de seu produto, a qual deve conter informações relevantes do produto.
Alerta: Não inserir telefones, emails, caixa alta, links para sites, redes sociais, caracteres especiais.
Características: As características são informações técnicas que poderá complementar as informações de descrição do produto. As características são geralmente informações curtas e objetivas, composta por nome e valor. Os marketplaces além de apresentar como um complemento da descrição, também a utilizam para aplicar filtros de busca.
Vídeo: Quando trabalhar com videos, é possível incluir a url do youtube de seu vídeo no painel do anymarket. Não será todos os marketplaces que aceitarão o upload de vídeos.
Embalagem: No campo embalagem é necessário preencher os dados de peso (kg), altura (cm), largura (cm) e profundidade (cm). Estas informações são muito importantes, pois a partir delas será realizado o calculo de preço do frete junto aos marketplaces. Não será aceito valores zerados para transmissão aos marketplaces.
Dica: Lembre-se de conferir se a unidade de medida utilizada é a mesma que o ANYMARKET solicita, caso não seja, será necessário que realize a conversão.
Exemplo: 1400 gramas = 1,4 quilogramas
Após salvar o produto, aparecerá a aba variações para que possa inserir suas variações.
Aparecerá também as opções anunciar automaticamente, histórico e o campo de fotos.
Ao clicar em adicionar variação, será exibido uma tela similar a esta abaixo onde adicionará cada variação.

Tamanho: Selecione o tamanho de sua variação. Lembrando que a variação já tem que estar previamente cadastrada na tela: cadastro >> tipos de variação
Cor: Selecione a cor de sua variação. Lembrando que a variação já tem que estar previamente cadastrada na tela: cadastro >> tipos de variação
Exemplo: 97TU41
Código de barras (EAN): O código de barras é uma identificação do produto, ou seja, todos clientes que vendem o mesmo produto terá o mesmo código de barras. Este código pode ser localizado na embalagem do produto, composto por 13 dígitos. O código de barras é utilizado por grande parte dos marketplaces para realização do MATCH.
Custo: Insira o custo de seu produto, se desejar poderá aplicar o preço de venda também e não inserir acréscimos no MARKUP.
Estoque Físico: Informe o estoque físico de seu produto
Preço Base: Será o preço multiplicado entre o custo x markup.
Alerta: Para realizar o cadastramento de outras variações do mesmo produto, basta seguir o mesmo procedimento.
Anunciar Automaticamente: Com este recurso poderá realizar a transmissão do produto para diversos marketplaces ao mesmo tempo.
Histórico: Poderá visualizar o histórico de sucesso e erro das publicações automáticas.
Fotos: A foto é o único contato visual com o produto que o cliente final possui, portanto, fotos com alta qualidade e com um tamanho razoável são essenciais na venda online.
Para subir as fotos no ANYMARKET, é necessário que tenha acima de 350 PX e no máximo 4 MB acesse o curso integração com os marketplaces para verificar a exigência do marketplace que irá integrar.
O ANYMARKET fornece duas opções para subir as fotos via tela.
- Fazer upload – Nesta opção poderá realizar o upload de fotos que estão armazenadas em sua máquina, selecionando ou arrastando a imagem na tela do ANYMARKET.

- Baixar de uma URL – Com esta opção poderá realizar o upload de fotos no ANYMARKET através de uma url.

Dica: Aguarde alguns instantes até que sua imagem seja processada, caso retorne erro clique sobre a imagem para verificar o motivo do erro.
Após a imagem ser processada, caso sua variação tenha sido marcada como VARIAÇÃO VISUAL será necessário clicar na imagem e definir a qual variação ela pertence.
Ao clicar na aba variações será exibido todas as variações cadastradas para este produto.