É importante seguir as recomendações dadas abaixo para garantir o funcionamento correto da plataforma.
Dados do Produto
As informações preenchidas nos campos abaixo servirão como sugestão na criação de novos produtos no ANYMARKET. Ou seja, caso o produto seja cadastrado diretamente na tela de cadastro de produtos, o ANYMARKET irá sugerir automaticamente o preenchimento de algumas informações em seu produto de acordo com o padrão estabelecido nas configurações.
Se o produto for cadastro no ANYMARKET via integração (Plataforma, ERP e etc.) e o produto não possuir os campos correspondentes preenchidos, o ANYMARKET também irá sugerir o preenchimento destas informações de acordo com o padrão estabelecido.
Texto de garantia: Corresponde a política de garantia utilizado em sua empresa.
Exemplo: Produto protegido contra defeito de fabricação.
Tempo de garantia: Corresponde ao tempo de garantia utilizado em sua empresa. O tempo informado neste campo deverá corresponder aos meses. Seja 2 anos, logo corresponderá a 24.
Exemplo: 24
Origem: Determina a origem dos seus produtos.
Exemplo: Nacional
Importante: Caso deseje alterar as informações de garantia e origem de seus produtos é necessário acessar o cadastro do produto desejado e alterar a informação. Vale lembrar que as configurações realizadas aqui só valerão para novos produtos.
Configurações de Estoque
Antes de vermos os detalhes da configuração de estoque é importante termos claro qual é o modelo de integração que vamos trabalhar. Em outras palavras se o ANYMARKET será o seu Backoffice ou não.
Não estornar estoque de pedidos cancelados: Ao habilitar este parâmetro, as vendas canceladas não serão estornadas automaticamente ao seu estoque. Isso se aplica aos pedidos no status de ‘faturado’, ‘enviado’ e ‘concluído’.
Decrementa estoque físico ao receber vendas: Ao habilitar este parâmetro significa que o ANYMARKET passará a realizar o decremento do estoque de seu produto sempre quando uma venda for importada.
Considera reserva de estoque na quantidade disponível para venda: Quando habilitado, o ANYMARKET passará a fazer o controle da reserva de estoque de seu produto. Este parâmetro trabalha em conjunto com o parâmetro acima. Assim, ao realizar o envio do produto, este terá o estoque reservado decrementado.
Encaminhar para os Marketplaces: Em caso de múltiplos estoques, a quantidade disponível nos Marketplaces será definida pela estratégia selecionada.
Caso o ANYMARKET seja o seu centralizador é recomendado que ambos os parâmetros estejam habilitados de forma que ao receber vendas o sistema possa reservar o estoque e decrementar no momento ideal.
Se possuir uma plataforma integrada ao ANYMARKET é valido observar as configurações recomendadas desta plataforma em seu respectivo curso de treinamento.
Arredondamento Personalizado
O ANYMARKET possibilita você vendedor definir um valor “Padrão” no preço de seus anúncios. Dessa maneira, você poderá configurar se deseja que o sistema arredonde a casa de centavos de todos os seus anúncios.
Para isso, basta habilitar o parâmetro “Arredondamento personalizado” e, na sequencia, informar um valor para ser utilizado na publicação dos anúncios.
Alerta: Esta configuração aplicará o arredondamento personalizado somente para os novos anúncios.
Margem de desconto com segurança
O Anymarket trabalha com 2 parâmetros de configurações de limites de desconto:
- Desconto máximo por marketplace
- Parâmetro “Margem de desconto de segurança”, localizado em: Configuração >Parâmetros:
Uma vez esclarecido onde e quais são as configurações que limitam o máximo de desconto permitido por anúncio, é importante esclarecer a regra de aplicabilidade. O fluxograma abaixo representa de maneira ilustrativa como o Anymarket faz uso da regra atualmente:
O fluxo ilustrado acima, indica as seguintes regras:
- O primeiro teste de limite de desconto que o Anymarket realiza é sob a configuração de desconto máxima por marketplace. Caso encontre limite configurado para o canal onde o novo preço está sendo submetido, as seguintes regras são aplicadas:
- Caso o novo preço não infrinja o limite configurado para o marketplace, o Anymarket permite a aplicação do desconto;
- Caso o novo preço infrinja o limite configurado para o marketplace, o Anymarket não permite a aplicação do desconto;
- O segundo teste de limite de desconto que o Anymarket realiza é sob a “margem de desconto de segurança”, localizado em: Configuração > Parâmetros. É importante destacar que, a validação sobre o valor configurado aqui somente é feita caso o primeiro teste não seja aplicado:
- Caso o novo preço não infrinja o limite configurado nos parâmetros, o Anymarket permite a aplicação do desconto;
- Caso o novo preço infrinja oo limite configurado nos parâmetros , o Anymarket não permite a aplicação do desconto;
Parâmetros de Pedido
Abaixo explicaremos algumas ações que podem ser habilitadas em seu ANYMARKET.
Controla pedidos pendentes: Quando este parâmetro estiver habilitado, o ANYMARKET passará a importar os pedidos pendentes dos Marketplaces.
Gerar alerta ao importar pedidos com DE/PARA pendente: Ao habilitar, será gerado um alerta na central de monitoramento para todos os novos pedidos importados cujo a transportadora não possuir uma normalização cadastrada. Clique aqui para abrir a tela de cadastro de DE/PARA.
Preencher automaticamente data de entrega à transportadora e de previsão de entrega: Se marcado, preencherá a data de entrega do pacote à transportadora com a data em que o pedido for atualizado para ‘Enviado’ e a data de previsão de entrega com a data de entrega esperada informada pelo Marketplace. Atenção: Caso a data de entrega esperada seja inferior à data de envio, será enviada a data em que a situação do pedido for alterada para ‘Enviado’.
Configurar SBOTs para concluir pedidos automaticamente: Adicione os Marketplaces que deseja ter os SBOTs para concluir os pedidos automaticamente. Para eles agirem, o pedido deve estar como ‘Enviado’ há 60 dias ou mais, após a ‘Data Estimada de Entrega’. Caso os SBOTs não puderem agir em um pedido específico de um Marketplace configurado abaixo, acesse o pedido através da tela de ‘Vendas’ e desmarque a opção referente aos SBOTs.
Configuração de campos padrões dos pedidos
Preencher endereço de cobrança automaticamente: Se marcado, caso um pedido seja criado sem as informações de endereço de cobrança, o campo será preenchido com o endereço de entrega. O parâmetro só tem impacto se os campos padrões de ‘Dados de Cobrança’ estiverem vazios.
Preencher campos vazios do pedido com valores pré-configurados: Se marcado, quando os pedidos vierem com informações obrigatórias não preenchidas, será informado os valores padrões.
Forma de envio: Se preenchido, quando os pedidos vierem com a forma de envio nula ou não preenchida, será informado os valores padrões. Valores que podem ser utilizados para criar regras dentro da funcionalidade de de/para de transportadora, sendo informado no campo “Forma de envio utilizada pelo Marketplace (DE)”
Frete
Utilizar cálculo de frete por API: Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller.
Utilizar SKU original do Produto: Se marcado, irá utilizar o SKU original do produto na consulta de frete, ao invés de utilizar o SKU do anúncio.
URL do Endpoint: Quando informada, o ANYMARKET irá oferecer este serviço como uma opção para cálculo de frete.
Tempo de duração do cache: Ao realizar uma cotação de frete, os valores e prazos da cotação serão armazenados no ANYMARKET e se algum valor de cache estiver configurado, ao acontecer uma nova cotação de frete, encaminharemos o valor já armazenado até que o tempo configurado de cache se expire, disparando assim, uma nova cotação de frete.
Informar endpoint na América do Norte: Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller na América do Norte.
Utilizar Multi CDs e regra de logística na cotação de frete via API: Com este parâmetro habilitado a(s) regra(s) logística(s) configuradas será(ão) considerada(s) no fluxo de cotação de frete. Caso desabilitado, a cotação de frete não verificará a(s) regra(s) logística(s).
API de Preço
Utilizar cálculo de preço por API: Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller.
URL do Serviço: Ao criar um novo anúncio com o Cálculo de Preço igual a ‘Manual, eu controlo o preço pelo anúncio’ o ANYMARKET irá fazer uma consulta para esta URL buscando os preços DE/POR para o anúncio.
API de SAC
Utilizar callback de SAC: Se marcado, deverá ser informada a URL do endpoint da API do seller.
URL do Serviço: Ao importar uma venda com reclamação o ANYMARKET realizará uma chamada para esta URL.