Integração Shopee

Nesse tópico será apresentado como funciona a logística do vendedor na Shopee, bem como a forma em que o Anymarket interage com essa funcionalidade:

 

» O que é Logística do Vendedor?

Logística Não Integrada, ou Logística do Vendedor, refere-se ao uso de transportes terceirizados contratados diretamente pelo vendedor. Isso inclui:

  1. Utilização de Plataformas Parceiras: O vendedor pode utilizar plataformas especializadas na gestão de transportes.
  2. Logística Própria: O vendedor pode operar com sua própria frota para realizar as entregas.

Essas soluções permitem que os vendedores ofereçam entregas rápidas e eficientes para grandes volumes de produtos, como televisores, geladeiras e guarda-roupas, funcionando de maneira similar a um e-commerce próprio.

 

» Qual a diferença entre SPX e Logística do Vendedor?

É importante entender as diferenças entre as opções de logística oferecidas pela Shopee:

  1. Shopee Express: Serviço de logística padrão da Shopee, onde a plataforma gerencia o envio dos produtos, tais como: coleta do item, atualização de status do pedido e entrega;
  2. Logística do Vendedor: O vendedor assume toda responsabilidade pelo envio, escolhendo suas próprias transportadoras e gerenciando todo o processo logístico, sendo também responsável pelo gerenciamento da coleta do item no processo de devolução e reembolso.

 

» Quais itens podem ser enviados usando a Logística do Vendedor?

Canais não integrados, como Logística do Vendedor, devem ser usados somente para produtos em casos de uso especial, como itens volumosos.

Alerta: Itens volumosos são itens que excedem os limites de peso/dimensão dos canais de logística Shopee.

 

» Como posso solicitar o uso de Logística do Vendedor?

Os vendedores só podem solicitar o uso de Logística do Vendedor caso os produtos atendam aos critérios acima e se a solicitação enviada for aprovada. Para solicitar o uso de Logística do Vendedor, será necessário preencher este formulário.

Alerta: O envio deste formulário não garante a ativação imediata dos Canais de Logística do Vendedor. Orientamos que você acompanhe a mudança do canal logístico pela Central do Vendedor.

 

» Quais são os requisitos detalhados para que os vendedores utilizem logística própria?

  1. Desenvolver APIs de Cotação;
  2. Contratar Módulos de Cotação/Entrega;
  3. Possui integração com Integradoras Homologadas.

 

» Existem taxas de frete padronizadas para Logística do Vendedor ?

Não, a Shopee não supervisiona/controla as taxas de frete para a Logística do Vendedor. Os custos de frete são determinados exclusivamente pelo acordo entre o vendedor e a transportadora escolhida.

Alerta: A taxa de envio refere-se aos custos de envio, e não às taxas de envio pagas pelos compradores.

 

» Qual o valor a ser pago de coparticipação no desconto de frete?

Sim, a coparticipação se aplica independentemente do programa de frete grátis. Confira tabela abaixo.

 

 

 

 

» Posso usar o canal de logística do vendedor para produtos atendidos pela Logística Shopee?

Se você não possui itens grandes e pesados em seu portfólio, recomendamos o uso da Logística Shopee, devido aos benefícios oferecidos.

 

» O que mais devo observar ao usar Logística do Vendedor?

Ao utilizar o canal de Logística do vendedor, você será responsável por:

  1. Manter os pedidos atualizados na Central do Vendedor;
  2. Enviar os pedidos dentro dos prazos estabelecidos;
  3. Entregar o pedido dentro do prazo estimado de entrega;
  4. Responsabilizar sua transportadora em casos de (Não entrega, itens quebrados, itens faltantes, etc);
  5. Fornecer aos compradores informações atualizadas sobre o status do pedido, incluindo o link de rastreamento do pedido e as notificações de envio.

Alerta: É fundamental manter os status dos pedidos sempre atualizados, incluindo etapas como “pedido coletado”, “entregue” ou “falha na entrega”. A atualização constante do status dos pedidos diminui as chances de solicitações de reembolso.

Itens não entregues, avariados, faltantes são de responsabilidade do Vendedor, portanto o vendedor deverá cobrar sua transportadora.

A coleta de itens grandes e pesados é de responsabilidade do vendedor, portanto caberá à loja realizar a coleta destes itens no comprador.