Frete via integrações de frete
É preciso configurar a integração com a Intelipost ou Frenet e informar a sua URL de frete para a B2W, desta maneira será possível a B2W consultar o frete no ANYMARKET e o ANYMARKET consulte na integração (Frenet e Intelipost). Para isso informar a URL, siga os seguintes passos:
- Vá para o menu Configuração > Integrações > B2W;
- Procure B2W Nova API e clique em Configurar;
- Vá para a aba “Configurações de frete”;
- Copie a URL de Notificação de Frete;
Agora que possui a URL de frete do ANYMARKET é necessário abrir um chamado na B2W e solicitar a configuração da mesma.
- Vá para o painel da B2W no menu Ajuda > Meus chamados;
- Clique em “Abrir chamado”;
- Digite frete e em seguida no fim da página tem a opção de abrir chamado, clique sobre ela;
Na tela de cadastro do chamado, você deve especificar o serviço como A Integração > Configuração URL Notificação > ANYMARKET como plataforma integradora > inserir a URL que copiou dentro do ANYMARKET > descrever que deseja que seja configurada a URL de frete que está sendo informada.
- Após parametrizar o chamado, clique em “Solicitar suporte” para que o mesmo seja enviado a B2W;
A partir do momento que a B2W configurar a URL, o frete será consultado no ANYMARKET.
Como funciona e quais as vantagens do americanas entrega?
A Americanas Entrega Padrão é a solução oficial de frete do nosso Marketplace, projetada para simplificar e otimizar a gestão de suas entregas de maneira descomplicada.
Após embalar suas vendas, você deve imprimir a etiqueta e aplicá-la na caixa. Em seguida, pode solicitar a coleta dos pedidos (via Direct) ou encaminhá-los diretamente aos Correios de acordo com a modalidade do serviço que sua loja esta, a partir desse momento, a responsabilidade pela entrega ao cliente final passa a ser nossa.
Vantagens para você:
- Recebe o selo “entregue por Americanas” em nosso site e aplicativo;
- Oferece abrangência nacional por meio dos Correios e/ou Direct;
- Permite integração com qualquer plataforma através de API, com rastreamento automático;
- Torna-se elegível para frete grátis ou com desconto;
- Aumenta as possibilidades de conquistar o buybox;
- Garante ressarcimento de 100% dos pedidos em caso de perda ou avaria reconhecida pelo transportador;
- Suporta entrega multi-origem para lojistas com mais de um endereço de expedição, proporcionando melhores tarifas e prazos;
- Cobre o frete de devolução, beneficiando os lojistas;
- Facilita o fluxo de repasse financeiro e permite cancelamentos sem custo dentro do prazo de expedição, sem impacto no seller index;
- Oferece mediação do nosso SAC para pedidos com atraso na entrega.
Como aderir ao americanas entrega?
Correios:
ao acessar a plataforma, você encontrará essa modalidade já cadastrada de forma automática.
Direct:
para se cadastrar no Americanas Entrega Padrão Direct, basta abrir um chamado no Portal Parceiro. Escolha a opção “Americanas Entrega Padrão > Adesão Entrega Padrão Correios / Direct” no campo “Tipo de chamado”.
Nossa equipe entrará em contato com você para orientações adicionais.
Quais produtos podem ser entregues via americanas entrega correios?
Produtos que podem ser entregues utilizando a modalidade Americanas Entrega Padrão pelos Correios (leve):
- O peso real e cúbico dos produtos deve ser de até 30 kg.
- As medidas não podem ultrapassar 90 cm em largura, altura ou comprimento, e a soma das dimensões não pode exceder 200 cm.
- O valor total da venda não deve exceder R$ 10.000,00.
Quais produtos podem ser entregues via americanas entrega direct?
Na modalidade Americanas Entrega Padrão Direct, é possível realizar a entrega não apenas de produtos leves, mas também de itens mais pesados. Veja a seguir as faixas de peso permitidas:
Direct leve (courier)
- O peso cúbico dos produtos deve ser de até 30 kg. Para calcular o peso cúbico, utilize a seguinte fórmula: Altura x Largura x Comprimento x 167.
- As medidas não podem ultrapassar 100 cm em largura, altura ou comprimento, e a soma das dimensões não pode exceder 200 cm.
- O valor total da nota fiscal não deve exceder R$ 10.000,00.
Direct para produtos com peso de 30 a 50 kg.
- O peso cúbico dos produtos deve ser de até 50 kg. Para calcular o peso cúbico, utilize a seguinte fórmula: Altura x Largura x Comprimento x 270.
- Nesta modalidade, não há restrições quanto às medidas máximas dos produtos.
- Nesta modalidade, não há restrições quanto ao valor da nota fiscal.
Como funciona o atendimento ao cliente para pedidos americanas entrega?
O atendimento ao cliente varia conforme o status do pedido:
- Até o momento em que o pedido é entregue ao transportador, a responsabilidade é sua.
- Após a entrega ao transportador e até a entrega final ao cliente, a responsabilidade passa a ser do Atendimento Americanas Entrega.
- Quando a mercadoria já foi entregue ao cliente, questões como cancelamentos por arrependimento são de sua responsabilidade.
Para que serve a tabela de contingência?
Quando um produto não atende aos padrões de envio do Americanas Entregas ou ocorre uma falha na integração principal de frete, a tabela de contingência é automaticamente acionada para calcular o envio.
Por isso, é essencial cadastrar a tabela de frete como alternativa, garantindo que o cliente não abandone a compra em situações de erro ou indisponibilidade do sistema padrão. Além disso, é crucial manter a tabela atualizada regularmente para assegurar precisão e eficiência no cálculo do frete.
Como cadastrar minha tabela de contingência?
No menu lateral, acesse Logística > Frete de Contingência. Em seguida, na coluna Ação, selecione Frete de Contingência.
- Baixe a planilha modelo disponível.
- Valide as cidades que serão atendidas. Caso não ofereça entrega em algum estado ou faixa de cep, exclua as linhas correspondentes.
- Preencha as colunas da planilha com:
- A coluna Tenant (código da sua loja, localizado no canto superior direito da tela).
- O tipo de envio pode ser definido ao seu critério, seja pela escolha da transportadora ou pelo tipo de serviço oferecido, como envio normal, expresso.
- O preço do frete.
- A quantidade de dias (prazo de entrega).
- Após preencher a planilha, salve o arquivo e faça o upload no sistema clicando em Importar
Para validar a importação, acesse a seção Histórico de importações > Log, na parte inferior da tela.
Caso mensagens de erro sejam exibidas no campo “Observação”, revise e corrija as inconsistências identificadas na planilha. Certifique-se de que o arquivo finalizado não ultrapasse o limite de 10 MB antes de realizar o processo de importação novamente.
Exemplo:
Como calcular quanto você irá pagar pelo frete?
Para oferecer frete grátis ao cliente, dividimos os custos do envio entre nós e os nossos parceiros.
Para que você saiba exatamente quanto vai pagar pelo frete grátis, os valores serão sempre tabelados, de acordo com:
- o peso real e cubado do produto;
- origem do seu CD de envio;
- quantidade de produtos;
- seu nível na Política de Frete.
Quanto melhor for seu desempenho no Seller Index mais chances você tem de conquistar desconto no custo de frete.
Novos parceiros recebem nota 5 no Seller Index, ou seja, se encaixam no nível 1 da Política de Frete.
Entenda a tabela:
- Seller Index 1 até 3 = Política de frete Nível 1Este nível não oferece benefícios, custo integral de frete.
- Seller Index 4 = Política de frete Nível 2, você ganha:40% de desconto no frete em produtos de até 30 kg 15% em produtos com mais de 30 kg
- Seller Index 5 = Política de frete Nível 3: você ganha:50% de desconto no frete em produtos de até 30 kg 25% em produtos com mais de 30 kg
Como saber qual nível da política de frete você está?
A contagem do Seller Index, que define seu nível de frete, ocorre entre o dia 15 de um mês e o dia 14 do mês seguinte.
Os resultados dessas contagens serão utilizados para determinar o nível de frete aplicável no mês seguinte.
Dessa forma, de maneira contínua:
Tabelas de custos da política de frete: custos por região de expedição
Item com promoção, qual preço será considerado?
Na política de frete grátis, consideramos sempre o preço original do item, mesmo nos casos em que houver alguma promoção ou desconto.
Por exemplo: se o seu produto custa R$ 40, mas foi aplicado um desconto de R$ 10, devido a uma promoção, o item continua elegível ao frete grátis, pois será considerado o preço original do produto (R$ 40).
Como saber o custo de venda e envio dos seus produtos?
Para saber como precificar melhor os seus itens, é importante primeiro analisar quanto você pagaria e quanto receberia por cada venda.
Para conferir os custos de venda e envio dos seus produtos deverá somar:
Valor do item X % da comissão) + custo do frete
Exemplo de cálculo de custo de venda
importante:
- Seu pedido pode ter mais de um produto, por isso o cálculo da tarifa e a cobrança serão feitos para cada item, de acordo com o valor e peso do item unitário, e não do valor total do pedido no carrinho.
- Válido somente para produtos enviados por Americanas Entrega.
No seu extrato:
Os valores pagos e cobrados aparecerão da seguinte maneira:
- (+) Venda marketplace = R$ 40 (valor total que o cliente pagou produto + frete)
- (-) Comissão marketplace = R$ 6,40 (comissão exemplo de 16% sobre o valor da venda)
- (-) Frete Americanas Entrega = R$ 0,00 (valor que o cliente pagou no frete)
- (-) Coparticipação de frete = R$ 12,90 (custo do frete para o parceiro)
Qual valor deverá ser faturado na nota para pedidos com frete grátis?
A Nota Fiscal deverá ser emitida conforme o valor total pago pelo cliente na venda (produto e frete).
Em caso de cancelamento de venda, como fica a cobrança do custo de frete?
Os custos dos itens da política de frete não são considerados cobranças de comissão, mas sim custos de envio de mercadoria ao cliente.
Por isso, estes serão estornados somente quando o pedido ainda não tenha sido entregue ao transportador.
Caso o item já tenha sido entregue, a cobrança não será estornada, mesmo nos casos em que o item foi cancelado dentro do prazo de expedição, pois houve custo para expedir e enviar o produto ao cliente.